Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 11, No 2 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Caracterização molecular e susceptibilidade aos antimicrobianos de isolados bacterianos de camarões

Isabelle Franco, Adriana Regina Bagaldo, Laura Gil, Eduardo Alves Gamosa de Oliveira, Ricardo Castelo Branco Albinati, Mateus Matiuzzi da Costa

Resumo


Objetivou-se isolar bactérias provenientes do trato intestinal de camarões da espécie Litopenaeus vannamei, por meio da caracterização bioquímica e molecular, atividade de inibição in vitro do Bacillus cereus e perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. As espécies bacterianas identificadas foram Aeromonas caviae (n = 7), Alcaligenes denitrificans (n = 1), Bacillus cereus (n = 1) e Enterobacter spp. (n = 3). Bacillus cereus obtido neste estudo não apresentou atividade de inibição frente às demais bactérias isoladas de camarões. Quanto ao perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, foram observados 68,7% de eritromicina, 50% de tetraciclina, 81,2% de sulfametoxazol/trimetoprina, neomicina e estreptomicina, 12,5% de lincomicina e ampicilina, 87,5% de enrofloxacina e nitrofurantoína, 93,7% de ceftriaxona, 100% de norfloxacina e ácido nalidíxico. A caracterização molecular é útil para identificação dos microrganismos estudados. O ácido nalidíxico e a norfloxacina foram eficientes contra os isolados de camarões.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________