Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 11, No 3 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Características de crescimento para avaliar o desempenho de ovelhas lanadas em cruzamento absorvente

Henrique Leal Perez, Américo Garcia da Silva Sobrinho, Greicy Mitzi Bezerra Moreno, André Gustavo Leão, Sandra Aidar de Queiroz, Antonio Tadeu de Andrade, Diego Barrozo

Resumo


Com o objetivo de estudar o desempenho produtivo de cruzas de animais lanados, foram utilizados os dados da escrituração zootécnica do rebanho ovino pertencente à FCAV/Unesp, Jaboticabal, SP. Os dados da escrituração foram oriundos de 312 ovelhas, com 129 da raça Ideal, 44 1/2 Ile de France 1/2 Ideal, 98 3/4 Ile de France 1/4 Ideal e 41 7/8 Ile de France 1/8 Ideal, submetidas ao cruzamento absorvente para a raça Ile de France. As análises das características produtivas peso ao nascer, peso ao desmame, peso aos 180 dias, ganho médio diário e tempo para o animal atingir 32kg de peso corporal foram realizadas no SAS (1996). Não foram observadas diferenças entre os genótipos avaliados para as caracteristicas produtivas peso ao nascer, peso ao desmame, e tempo para o animal atingir 32kg de peso corporal com valores médios de 3,08, 15, 67kg e 270,75 dias, respectivamente. Para as características ganho médio diário e peso aos 180 dias, houve efeito significativo para o genótipo 7/8 Ile de France 1/8 Ideal com volores de 0,214 e 40,53kg respectivamente. O sistema de cruzamento utilizado possibilita às próximas gerações características produtivas satisfatórias para produção de carne, e as fêmeas provenientes desses cruzamentos que forem utilizadas para reposição podem aumentar as características produtivas de seus descendentes.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________