Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 11, No 1 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Farelo de arroz em dietas para ovinos

José Walter dos Santos, Luciano da Silva Cabral, Joadil Gonçales de Abreu, Joanis Tilemahos Zervoudakis, Alexandre Lima de Souza, Giselle Abadia Campos Pereira, Robson Reverdito

Resumo


Avaliou-se o consumo e a digestibilidade aparente dos nutrientes em ovinos submetidos a dietas com diferentes níveis de farelo de arroz (0, 7, 14 e 21%), em substituição ao milho na ração concentrada. Foram utilizados 20 ovinos da raça Santa Inês, machos não-castrados, com peso vivo médio inicial de 23,00 ± 1,6kg, em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. Os animais foram mantidos em gaiolas metabólicas, por um período de 21 dias, de forma que 14 dias foram destinados à adaptação e sete para coletas de sobras e amostras fecais. As dietas eram isoproteicas com 13,3% de proteína bruta, compostas por 50% de concentrado e 50% de volumoso (50% de cana-de-açúcar in natura + 50% de silagem de milho) com base na matéria seca, e fornecidas ad libitum permitindo sobras de 10%. O consumo de matéria seca foi obtido pela diferença entre a dieta e as sobras, e, assim como os nutrientes digestíveis totais, foi reduzido em 8,7 e 3,4g/dia por unidade percentual de farelo de arroz adicionado à dieta. Não foi observado efeito do farelo de arroz sobre a digestibilidade dos nutrientes, e os valores médios foram de 71,57; 73,26 e 47,00%, respectivamente, para o DMS, DCT e DFDN.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________