Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 11, No 4 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Camomila como aditivo fitoterápico para codornas na fase de postura

Rafael Henrique Marques, Rodrigo Antonio Gravena, Janaina Della Torre da Silva, Fabricio Hirota Hada, Vanessa Karla Silva, Danísio Prado Munari, Vera Maria Barbosa de Moraes

Resumo


Objetivou-se avaliar o efeito da camomila (Matricaria chamomila) sobre codornas na fase de postura através da análise dos parâmetros de desempenho, comportamento e indicadores fisiológicos de estresse. Foram utilizadas 192 codornas com 45 dias de idade, distribuídas em blocos casualizados, submetidas às dietas com 0; 250; 500 e 750mg de camomila /kg de ração, no total de quatro tratamentos com oito repetições e seis aves por parcela, em um período experimental que foi dos 45 aos 143 dias de idade das aves, no total de sete ciclos de 14 dias cada. Foram avaliados parâmetros de desempenho (consumo diário de ração, conversão alimentar/dúzia e kg de ovos, porcentagem de postura, viabilidade e peso dos ovos), comportamentais (tempo em imobilidade tônica, ferimentos corporais e agressividade) e indicadores fisiológicos de estresse (concentração plasmática de corticosterona e relação heterófilo: linfócito). Os resultados mostraram que as diferentes inclusões de camomila na ração de codornas não influenciaram o desempenho, assim como os indicadores fisiológicos de estresse e comportamentais.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________