Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 12, No 1 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Características físico-químicas e sensoriais da carne de cordeiros de diferentes genótipos terminados em confinamento

Lúcio Roberto Rodrigues Peixoto, Ana Sancha Malveira Batista, Marco Aurélio Delmondes Bomfim, Ângela Maria de Vasconcelos, José Teodorico de Araújo Filho

Resumo


Avaliou-se com este estudo a influência de diferentes genótipos sobre a composição centesimal, perda de peso por cocção e qualidade sensorial da carne de cordeiros meio sangue obtidos por cruzas entre animais Sem Padrão Racial Definido com Dorper, Santa Inês e Somalis terminados em confinamento no semiárido nordestino. Foram avaliadas amostras provenientes de 24 animais, oito de cada genótipo. A dieta foi constituída de milho, farelo de trigo, farelo e óleo de soja e continha 2,8Mcal de EM/kg de MS para todos os animais. Os animais foram desmamados entre 70 e 84 dias. A terminação durou 90 dias, quando foram abatidos e as carcaças mantidas em uma câmara frigorífica a 4°C, por 24 horas. Após esse período, foram seccionados os músculos Longissimus dorsi, embalados a vácuo, identificados e armazenados a -20°C para análises da composição centesimal, perda de peso por cocção e avaliação das características sensoriais. Não foi observada diferença nos percentuais de proteínas, lipídios, cinzas e nos parâmetros suculência, aroma e sabor. Em contrapartida, o teor de umidade, a perda de peso por cocção, a dureza e aceitação global apresentaram diferenças estatísticas entre os grupos, o que evidencia a influência do genótipo sobre os atributos da carne de cordeiros, e isto confere ao produto características sensoriais diferenciadas.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________