Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 12, No 1 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Protozoários do rúmen de caprinos submetidos a dieta com casca de soja

Luís Felipe Pereira Borba Carvalho, Guilherme Lira Amorim, Daniele Silva de Matos, Ângela Maria Vieira Batista, Anidene Christina Alves de Moraes, Ana Maria Duarte Cabral

Resumo


Foram utilizados, em um delineamento inteiramente casualizado, 32 caprinos mestiços, machos castrados, com o objetivo de avaliar os efeitos da substituição do milho por casca de soja nos níveis de 0%, 33%, 66% e 100%, sobre a concentração e composição percentual dos gêneros de protozoários ciliados no rúmen. A dieta base foi composta por palma (30%), feno de tifton (20%), concentrado (23,5% de milho e 25,5% de farelo de soja) e sal mineral (1%). Os animais receberam as dietas experimentais por 76 dias, quando foram abatidos e coletados amostras da digesta ruminal diretamente do rúmen. Após contagem e identificação dos gêneros, foi realizada análise de variância e de regressão das variáveis e o teste de correlação simples entre protozoários e composição química da dieta. A percentagem dos gêneros Diplodinium, Dasytricha, Polyplastron, Diploplastron, Enoploplastron, Elytroplastron e a subclasse Holotricha apresentaram correlação positiva com o teor de FDN da ração. Aumentos nos níveis de casca de soja causam diminuição no número de Entodinium, Entodiniomorphos e total de protozoários, e eleva a percentagem de Dasytricha, Diplodinium, Diploplastron e da subclasse Holotricha.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________