Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 12, No 2 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Fixação de alelos e incremento fenotípico na seleção assistida por marcadores utilizando diferentes estratégias de acasalamento

Marcelo Jangarelli, Ricardo Frederico Euclydes

Resumo


Objetivou-se com este trabalho avaliar o acasalamento seletivo mediante utilização da distribuição dos extremos, entre outras estratégias de acasalamento, na capacidade de beneficiar a fixação de alelos favoráveis e retardar a fixação de alelos desfavoráveis, bem como otimizar o incremento fenotípico da característica sob seleção assistida por marcadores. O sistema de simulação genética (Genesys) foi utilizado para a simulação de dois genomas (cada qual constituído de uma única característica com herdabilidade 0,10 e 0,40), e das populações base e inicial. Cada população inicial foi submetida à seleção assistida por marcadores, por dez gerações consecutivas. Para avaliação das estratégias de acasalamento foram estimadas as médias dos valores percentuais dos ganhos por fixação de alelos favoráveis, dos valores percentuais das perdas por fixação de alelos desfavoráveis e dos valores fenotípicos, em diferentes tamanhos de família, para as duas características. Em todos os cenários em que foram combinados herdabilidade e tamanho de família, o acasalamento seletivo foi superior aos demais, na capacidade de aumentar a fixação de alelos favoráveis e retardar a fixação de alelos desfavoráveis. Consequentemente, incrementos fenotípicos superiores foram obtidos. Este fato sinaliza maior detecção de locos de características quantitativas na seleção assistida por marcadores ao admitir o acasalamento seletivo, devido ao decréscimo gradual da variabilidade genética ao longo das gerações em decorrência da menor fixação de alelos desfavoráveis a característica.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________