Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 6, No 1 (2005)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Efeito da idade e da suplementação oral com o acetato de DL-alfa-tocoferol sobre os níveis séricos de vitamina E e sobre o metabolismo oxidativo dos neutrófilos em bezerros

M. C. Reis, J. N. Costa, A. P. C. Peixoto, A. F. M. S. C. Ferreira

Resumo


Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da idade e da suplementação oral com acetato de DL-alfa-tocoferol sobre os níveis séricos de vitamina E e sobre o metabolismo oxidativo dos neutrófilos de bezerros da raça Jersey do nascimento aos 45 dias de idade. Foram utilizados 14 bezerros divididos em dois grupos de sete animais cada. O grupo tratamento recebeu 2g de acetato de DL-alfa-tocoferol, por via oral, diariamente, até os 45 dias de vida e o controle não recebeu nenhum tipo de suplementação para esta vitamina. Foram colhidas amostras de soro sanguíneo ao nascimento, aos cinco, 10, 20, 30 e 45 dias de idade, para: determinação sérica da vitamina E e para a avaliação da função dos neutrófilos. Concluímos que a suplementação oral com acetato de DL-alfa-tocoferol, na dose de 2 g/dia/VO, do nascimento aos 45 dias de idade aumentou significativamente (p≤ 0,05) os níveis séricos de vitamina E em bezerros. Os menores percentuais de neutrófilos redutores foram detectados logo após o nascimento e os maiores aos 45 dias de idade. A suplementação com vitamina E não alterou significativamente a função oxidativa dos neutrófilos, mas os valores superiores obtidos para os animais do grupo tratado, para o teste estimulado, sugerem uma ação neutrófilica mais potente diante uma infecção natural nesses animais.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________