Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Vol. 9, No 1 (2008)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Protozoários ciliados no rúmen de bovinos alimentados com dietas de capim-elefante e com dois níveis de concentrado

Isabel Martinele, Isabel Cristina Vidal Siqueira-Castro, Marta D'Agosto

Resumo


A influência de dietas à base de capim-elefante com diferentes proporções de concentrado sobre as populações de protozoários ciliados no rúmen de bovinos foi avaliada utilizando-se sete vacas mestiças holandês-zebu, em lactação e fistuladas no rúmen. Três dietas à base de capim-elefante com estágio fenológico de cerca de 55-60 dias foram fornecidas, sendo a primeira composta apenas da forrageira (D1), e as demais compostas da forrageira, acrescidas de 20 e 40% de concentrado, respectivamente, D2 e D3. 21 amostras foram obtidas a partir do esvaziamento completo do rúmen, coletadas após homogeneização do material e fixadas em formalina a 18,5% (v/v). Foram identificados e quantificados os seguintes ciliados: Charonina, Dasytricha, Diplodinium, Diploplastron, Entodinium, Eodinium, Eremoplastron, Eudiplodinium, Isotricha, Metadinium e Polyplastron. Os números médios totais de ciliados por mililitros de conteúdo ruminal foram, 48,75 x 104 (D1), 60,54 x 104 (D2) e 54,30 x 104 (D3). O gênero Entodinium predominou nas três dietas, representando nas dietas D1, D2 e D3, respectivamente, 73,5%, 76,9% e 72,2% do total de ciliados.
O número total e o de cada gênero de ciliados não apresentaram diferenças entre as dietas testadas (P >0,05), indicando que estas não influenciaram as populações de ciliados no rúmen possivelmente porque não foram constadas variações significativas no pH ruminal entre os tratamentos (P > 0,05).

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Prezado autor,

Nosso periódico migrou para uma nova plataforma de submissão de manuscritos - ScholarOne Manuscripts. Novas submissões deverão ser feitas através do seguinte endereço:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbspa-scielo


Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

________________________________________________

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - RBSPA
Universidade Federal da Bahia
Av. Ademar de Barros 500, Ondina.
Salvador-BA. CEP: 40.170.110
Telefone: 55 (71) 3283-6725
rbspa@ufba.br
________________________________________________